terça-feira, 29 de maio de 2012

ROTEIRO MANUAL


Queridos e queridas, é dada a hora. Estamos finalizando nosso Manual de Identidade Visual, certo? Claro que ainda nos encontraremos para retirar dúvidas específicas sobre como organizá-lo e tratar cada um dos itens, mas de todo modo já combinamos sua entrega.

Lembre-se que uma manual de identidade visual pode sofrer alterações entre empresas distintas, ele serve para deixar claro aos designers como utilizar e aplicar uma determinada marca, no mercado de trabalho não há uma regra tão criteriosa quanto aos itens contemplados em um manual, mas de todo modo faremos nossa própria padronização.

Conforme conversamos iremos seguir a seguinte proposta de roteiro:
  • Apresentação - nesse item inicial falar (de maneira sintética) sobre a empresa em si, deixar claro em um breve texto as impressões que o briefing passou a vocês.
  • Conceito da Marca - apresentar a marca e mostrar quais valores são trabalhados em sua forma, cor e tipologia, e como esses valores dialogam com a empresa.
  • Elementos da marca - Mostrar cada elemento da marca de modo independente, sendo que normalmente utilizamos uma composição de logotipo e logo-símbolo.
  • Proporções e alinhamento da marca - mostrar em uma página, com auxílio de um módulo, como são as proporções da marca em relação a ela mesma.
  • Versões da marca - Apresentar as possibilidades de alteração da marca, seja em relação a suas cores ou sua disposição (vertical/horizontal).
  • Área de reserva - Deixar claro o espaço "vazio" que deve ser respeitado ao redor da marca, para que nenhum outro elemento de um provável layout se aproxime demais, dificultando a percepção da logo.
  • Redução máxima - Mostrar o quanto a marca pode ser reduzida, e apresentar isso em tamanho real, inclusive indicando qual é essa medida.
  • Assinatura secundária - caso a marca possua uma variação para ser utilizada em casos específicos, apresentá-la aqui.
  • Identidade Tipográfica - apresentação da(s) família(s) de fonte(s) utilizada(s) para compor a logo.
  • Cortes/uso de símbolo gráfico - apresentar as possíveis utilizações de grafismos.
  • Usos Incorretos - mostrar o que não pode ser feito com a marca.

    PRODUTOS GRÁFICOS
  • Papelaria 
  • Crachá
  • Uniforme
  • Adesivo
  • Banner
  • recomendações importantes - aquilo que, porventura, não foi contemplado nos outros itens do manual, devem ser indicados aqui.

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